segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pensa que tá na França...

Galerinha do meu Brasil, todos sabem que estamos buscando um tema pra apresentar em abril com o intuito de fazermos 5 documentários. Então, nesta sexta-feira fui a Abadia Beneditina de Saint Miguel de Cuixá, Catalunha norte, sudoeste da França. Magda(BRA) e Conchita(CAT) nossa guia e tradutora que já conhecia o caminho das pedras foram minhas companheiras de viagem





Olhas os Pirineus aí no fundo. São três horas de Barcelona pra Saint Miquel de Cuixá. Pela autopista se gasta uma grana de pedágio, ao todo foram 20 euros só na ida.

Lá três monges tomam conta do local. Sendo que um deles é o Padre Joseph de 87 anos. Você paga 9 euros por noite. Leve roupa de cama pois senão paga mais 10 euros. A roupa de cama custa mais caro que a hospedagem... tudo por causa do frio.


Esse é o vilarejo de Prades, o mais próximo do Mosteiro. Lindo, lindo!
Lá se fala catalão e francês. Abaixo a Virgem padroeira da Catalunha. Parece Nossa Senhora de Aparecida.


Essas são Magda(BRA) e Conchita(CAT). Amigas inseparavéis... Sem elas não chegaria lá. Antes de chegar no mosteiro elas foram buscar uns croissants legítimos. Merci senhoritas.


Cuixá faz parte do Caminho de Santiago.


Chegamos por volta das 11h em Prades e 12h entramos no mosteiro. Chegamos no meio da missa e tivemos que esperar lá fora. Depois, fomos recebidos pelo padre Joseph. Com vocês o monasteiro de Saint Miquel de Cuixá.



A abadia do período pré-românico se originou de outro monasterio, o de Sant Andreu d'Eixalada, fundado em 840. Mais a igreja onde está hoje data de 940, século X.



A igreja é considerada um núcleo onde surgiu a consciencia catalã como nação.



Abaixo um vídeo(entrar no link abaixo) onde no escuro da cripta da igreja principal eu explico o que fui fazer lá.



No regime de Franco, padre Joseph(87) recebeu refugiados políticos no mosteiro.O monge fala catalão, francês e castelhano.


Esse é o padre Marcus(ITA) responsável atualmente pelo monasterio. Ele que conduze as missas em francês e pequenas partes em catalão. Do padre Remi(FRA) eu não tirei foto, ele é responsável pelos cânticos. Me parece que ele canta em latim.


Pátio interior da igreja.

Então é isso. Quarta eu apresento as fotos, as premissas e a viabilidade de fazer o doc lá. Vamos ver... poderes pra nós.

Ah, aqui tb tem carnaval tá?! Preparem-se... O carnaval de rua do Rio não será o mesmo esse ano. Meus amigos foliões, por favor, não deixem a peteca cair. Muitos poderes

Bona nit

4 comentários:

  1. Muito responsa, velhinho! Muito mesmo!
    Vai com tudo!

    ResponderExcluir
  2. Lindas as fotos! Gostei mto do lugar!
    E qto ao Carnaval pode deixar que eu e Folião estaremos firmes e fortes. Na verdade já começamos neste final de semana que passou indo aos Escravos da Mauá.
    Olha a foto: http://www.fotolog.com.br/la_larj
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, eu vi a foto Larissa, Os escravos são da Mauá o não são? Aproveitem e digam a imprensa que a formiga atômica está na Catalunha. Besos

    ResponderExcluir
  4. É isso ai dede ADOREI as fotos, lindo o lugar...e o carrinho hein, show de bola!!!
    Domingo passado estavamos aqui em casa falando de vc no carnaval...sentiremos saudades !!!!
    bjos kaka.

    ResponderExcluir