quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vine i aprèn català

Vou tentar, vou tentar... É isso, hoje me matriculei no curso de catalão. As aulas serão às dimarts(terças) y dijous(quintas), ehehee...  Só que infelizmente só começam dia 08 de março. Perdi uma turma que começava dia 07 agora, uma pena. Mas deve ser legal. Ah, os cursos são grátis, mas o livro custa 10 euros.


Bandeira da Cataluña

Com relação aos temas a galera ainda está pensando, discutindo sobre os assuntos nos intervalos. Eu ainda tô estudando uma questão que encontrei no jornal "La Vanguardia" sobre as línguas co-oficiais faladas no senado. Estão gastando uma grande quantia no senado espanhol pra traduzir documentos oficiais, além de tradução simultânea durante os discursos no plenado. Os senadores bascos, galegos e catalães se recusam a falar castellano e alguns tiram o ponto no momento em que um senador de partido de oposição fala. Entrei em contato com Luis Izquierdo que escreveu a matéria e ele gostou da idéia de fazer um documentário. Tô correndo atrás, não é tão fácil pois o senado é em Madrid, a ver....

Rua de Terrassa

Hoje a aula foi bacana de estética do documentário com o professor Alex Garcia. Alex é diretor de fotografia e trabalha com o professor de Tutoria Ventura Dural. Ventura tem uma produtora chamada Nanouk(http://www.nanouk.tv/) em referência ao primeiro documentário considerado moderno, Nanook, o esquimó, de 1922.

Mas ontem tivemos uma aula muito melhor de história do documentário com Daniel Jariod. Daniel colocou a turma toda pra questionar várias coisas importantes com relação a nomenclaturas, formato e construção narrativa. Disse que tanto na ficção quanto no documentário é possível criar e recriar. Chamo atenção para o "criar e recriar", e provou que alguns filmes ficcionais podem ser considerados de caráter documental. Deu exemplo do apolo 13 e disse que tanto o Tom Hanks quanto o tiozinho da padaria representam a realidade, tanto a sua própria quanto a do outro. E complementa que o documentário é mais um modo/forma de fazer cinema do que um gênero. E muitas outras coisas relevantes que na volta eu coloco pra jogo nas discussões.

Amanhã vamos participar de um pitching (lugar pra ver, expôr e possívelmente comprar projetos) ligado ao festival de documentário de Barcelona. Pensamos que íamos ter ingressos pra os filmes, mas não... vamos ter que comprar.


Ah, ganhei um café do Porto Riquenho, Alex. Eu disse a ele que tava com uma saudade do café do Brasil e ele disse que o de Porto Rico é tão bom quanto... a ver!!! Obrigado Alex!

Bom, por hoje é só pessoal

Bona nit

3 comentários:

  1. Muuito legal o presente!Meta a cara nas aulas de Catalão!

    ResponderExcluir
  2. molt be noi! parla catala! i visca el barça, visca catalunya!

    grande abraço!
    Moyano

    ResponderExcluir
  3. Cursinho de catalão é responsa, velho!

    E os vinhos daí, são bons?

    ResponderExcluir