domingo, 15 de maio de 2011

Dias 12 e 13 de maio em São Miguel de Cuixá



Queria falar um pouco de Jordi, o amigo dos monges que chegou na última semana. Tava conversando com São Miguel no sonho e ele me disse em Francês: “calma, que aqui o buraco é mais embaixo, tu não estás na Tijuca”... eu respondi em Catalão, no sonho eu falo catalão com ele: “eu sei arcanjo, eu sei, é que o tempo tá passando e a gente ainda não tem a história”. E ele sabiamente respondeu: Tá bem jurisconsulto, você e equipe estão se comportando bem, empenhados... solidários uns com os outros, vou dar uma forcinha...”

Remí e Marcos em direção a vinícula. Vou levar uma garrafa pra vcs experimentarem.

Gente, a partir daí... só falando com os integrantes da equipe, o tempo abriu, o céu nunca esteve tão azul, os padres saíram da toca, sempre estavam presentes, disponíveis a câmera, Padre Josep apareceu de novo pra conversar com a gente depois do almoço, obviamente gravamos... Lucía(ESP) jura que ele sabe da câmera, eu acho que não...
Mas o melhor que São Miguel, o de Cuixá... nos reservava, era um possível candidato a Monge, melhor do que prevíamos, melhor que um fiel pedindo conselho, que um peregrino necessitando guarita, que uma freira sendo assistida, e quem era esse candidato, Jordi, o médico extrovertido da última postagem. Os monges nem tocaram no assunto, diziam que era apenas um amigo que chegava, mas Pillar sua acompanhante espiritual, me contou que em outubro ele voltaria para passar um ano em Cuixá como um teste prolongado.


Gravando a fertilização na vinícola.

Se não fosse a aproximação de Diego(CHI) ao suposto casal, não saberíamos da missão deles ali. Quando gravava um time lapse com Lucía, (imagem parada do monastério que quando acelerada  mostra transição temporal) Diego me aparece perguntando o que eu queria que acontecesse de bom e respondi as coisas que escrevi a cima. O chileno me deu algo muito melhor...
Moral da história, Jordi agora faz parte do nosso filme. Colocamo-lo pra contar toda a história que queríamos, a partir daí fizemos as perguntas que íamos fazer aos monges, fizemos a ele. Acho que os personagens sem fala, vão ficar mais fortes. Só saberemos de fato se vai funcionar na montagem, mas eu nesse momento to levando fé. Falando em fé, queria dizer a todos, que quando as coisas parecem que não vão acontecer, faça um esforço mental para que aconteça. E de fato acontece!

São Miguel, já tá com uma barriguinha, mas em forma pra ajudar o pessoal.

Lucía quando gravava Jordi ajudando os monges a capinar o pátio, me dizia que eu tinha muita sorte, e eu respondi que todos tínhamos sorte, porque todos estávamos trabalhando sério... E cada vez mais entendo que a lei divina nos leva a fazer algo que nem sempre traz o resultado que queremos, mas a recompensa vem de outra forma, que sempre é muito melhor, mas é preciso paciência e fé, e eu agoniado e ansioso que sou tenho uma dificuldade absurda em acreditar.
Bom, não gravamos algumas coisas importantes que queríamos, mas somos gratos a quantidade de coisas que trazemos no disco duro(HD) que não estavam previstas, mas que serão preciosas para contar nossa história. Nos despedimos deles com um café depois do almoço, explicamos a importância da película pra gente e como eles podem vir a utilizar também, pois fizemos questão de deixar claro que o filme é deles também. Padre Marco assumiu que a moléstia foi grande e que já estavam rezando pra gente ir, mas ao mesmo tempo se tocaram que éramos pessoas de bom coração e o que queremos é fazer um pequeno registro de um lugar milenar que serve de exemplo para as novas gerações.

Vencendo nossas próprias sombras.

Nos despedimos com fotos e uma assinatura de cada um num postal do monastério.
Bom, é isso, as incríveis histórias na Catalunya continuam até final de junho.
Poderes Brasil!!!
Fins aviat! Bom cap de setmana!

Um comentário:

  1. É isso aí, jurisconsulto-engenheiro!

    "A arte é de viver da fé, só não se sabe fé em quê!"

    Parabéns!

    Agora, quero ver o produto final... Bota no vímeo qdo estiver pronto!

    Abração!

    ResponderExcluir