segunda-feira, 30 de maio de 2011

Democracia Real


Estamos há mais de uma semana com a Praça Catalunya tomada por gente do povo. Velhos, novos, crianças, cachorros, esquerda, direita, turistas, militantes, alienados... Tem espaço pra todo mundo. O movimento é uma tentativa de questionar o que é democracia. Para nós brasileiros poderia ser um tipo de reclamação de barriga cheia. Para eles, apenas o simples fato de que viver de forma mais ou menos não vale a pena.

O que me chamou atenção é a forma de reivindicação ser tão alegre e poder abarcar a qualquer tipo de pessoa. A ideia é transcender qualquer partido político, posição, e colocar em primeiro lugar a democracia real em vigor. Pelo que eu entendi, buscam criar canais de comunicação onde a informação chegue a todos. E onde todos possam reivindicar com mais agilidade sobre o que diz respeito ao povo.

E as decisões de fato que tem conscequências na vida do povo, possam ter sua influência, através de plebiscitos, memorandos, referendos, antes de colocarem em vigor.

Nosso amigo Èric(CAT) documentando a galera fechando a rua.



A polícia fez um cinturão impedindo a passagem dizendo que era para limpeza do centro da praça. Mesmo assim os manifestantes não arredaram pé e continuaram com suas barracas fincadas na praça. Mesmo assim os policias usaram armas de efeitos moral, meteram o cacetete nas pessoas, mas depois cederam e o povo retomou o lugar público.


Esse aí já tá há duas semanas na praça. As pessoas doam água e comida.


Como em qualquer lugar a polícia mostrando "sirviço".

Desculpem a demora, pois estou um tempo sem postar. Vou ver se nesse último mês meu aqui eu dou um gás. Termino com uma frase dos manifestantes aos políticos e donos de multinacionais: "Se vocês nos proíbem de sonhar, nós não vamos deixar vocês dormirem".


Meditemos...

poderes e bona tarda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário